sábado, 24 de janeiro de 2015

Otite canina

                                             Sintomas  

Coceira, irritabilidade quando se toca nas orelhas do animal, orelhas avermelhadas e espessas, sacudir de cabeça e até falta de apetite são sinais clínicos da otite em cães.


                                              Otite

A Dor de Ouvido ou Otite externa (OE) é, por definição, a inflamação do conduto auditivo e pode resultar de inúmeras causas. Na maioria dos casos crônicos, mais de uma causa está presente. Quando não tratada, essa doença pode deixar até mesmo o animal surdo, por isso, é importante ficar de olho nas causas, sinais clínicos, como evitar e como tratar essa doença que parece inofensiva, mas pode ser bastante perigosa.

                    O que causa a otite em cachorros


Água no ouvido do cachorro durante o banho ou brincadeira, orelhas sujas e ventos em excesso nas orelhas são as causas principais da otite em cães


Por ser uma doença que fica “escondida” e que apresenta sintomas que muitas vezes não são tão fáceis de serem notados, a otite deve ser prevenida a todo custo. A melhor forma de fazer isso é conhecer as causas da doença.
Existem numerosas causas de otite externa, sendo que, na maioria dos casos crônicos, mais de uma costuma estar presente. A literatura técnica classifica os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença como predisponentes, primários e perpetuantes (GRIFFIN, 1993):
  • fatores predisponentes: estes fatores, por si só, não causam a otite, mas aumentam o risco de ela ocorrer. A presença de pelos no canal auditivo externo, orelhas pendulares (ocorre em raças como os Bassets), umidade, utilização de substâncias irritantes, ou traumas, são os mais comuns;
  • causa primária: geralmente é o agente iniciante, que diretamente causa a otite. Pode ocorrer isoladamente e induzir à otite externa sem fatores predisponentes ou perpetuantes. As mais comuns são alergias, ácaros (sarnas) e outros distúrbios (corpos estranhos, distúrbios glandulares, doenças autoimunes, doenças virais etc.)
  • fatores perpetuantes: são aqueles que impedem a resolução clínica da doença, como bactérias, leveduras, alterações crônicas e a evolução da inflamação para o ouvido médio (otite média). 
Alguns problemas comuns durante o banho, como deixar entrar água no ouvido do cachorro, parecem ser inofensivos ao animal, mas somente esse pequeno deslize já pode ocasionar a dor de ouvido. Para isso, ao dar banho, obstrua o conduto auditivo com algodão e evite ao máximo jogar água na região. 
Antes de começar o banho, faça a limpeza da orelha do cachorro de maneira correta, evitando o aparecimento da doença. A falta de higiene nessa parte do corpo do pet é também uma das causas da otite em cães, pois a sujeira vai acumulando as bactérias. 
Vento em excesso nas orelhas dos animais também são causas comuns. Se for fazer um passeio de carro, feche sempre a janela (lógico que não precisa ser totalmente) para evitar que o cachorro fique exposto ao vento direto nos ouvidos. 
O clima de muito calor e umidade também ajuda na manifestação da otite, então mantenha sempre seu cachorro em um ambiente limpo e arejado. 
Vale lembrar, mais uma vez, que algumas raças já possuem uma predisposição natural para ter otite, pois possuem orelhas caídas e grandes, impedindo que o ouvido entre em contato com o ambiente e acumulando mais facilmente as sujeiras, que se alojam ali e não conseguem sair naturalmente devido à vedação e umidade.
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário